Blog usado para compartilhar um pouco do que Deus tem colocado no meu "pequeno coração". Meu desejo é que, através das minhas idéias, Deus abençoe grandemente a todos que por aqui passam...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Autonomia...

Como psicóloga passo grande parte do meu tempo pensando e tentando entender a autonomia do homem, e, acima de tudo lutando por ela e tentando ao máximo oferecer um ambiente para que os meus clientes encontrem a si mesmos e tomem as rédeas da sua vida!

Mas aí... (sempre tem um mas, né?) quando penso no que Deus nos pede... Ele nos pede que confiemos Nele em tudo, que demos a glória a Ele por tudo que conquistamos e fazemos... e penso também em como Ele nos criou, à sua imagem e semelhança... e assim, fomos criados como seres de escolha, com autonomia e com Livre Arbítrio...

E, sinceramente, acredito que seria contra o que Deus quer de nós se formos totalmente passivos esperando que tudo caia do céu e que as coisas aconteçam sem a nossa participação.

Mas e aí, né? Parece que eu estou falando de coisas paradoxais e que não tem como coexistirem, né?

Mas, na verdade, Deus nos criou como seres autônomos e eu tenho certeza que Ele deseja que atualizemos esse potencial a cada dia... Acredito que o "pulo do gato" seja que a submissão a Deus e dar a glória a Ele por tudo não vem do fato de que ele "faz tudo por nós". A questão é, dar a glória a Ele pelo o que nós fazemos e conquistamos! Parei pra pensar que se o Senhor fizesse tudo por nós não seria mais do que obrigação dar a glória a Ele, mas o que faz diferença é quando abrimos mão da glória do que nós fazemos e conquistamos para que essa glória seja dada a Ele.
A mesma coisa se dá quando nós submetemos à vontade de Deus, se não tivessemos a dimensão da escolha na nossa vida não faria diferença nenhuma fazer a vontade Dele!

Deus é tão perfeito que mesmo sabendo o que é melhor pra nós e tendo tudo do bom e do melhor para nós, ele não nos invade e não vai contra a nossa natureza que possui o livre arbítrio e que foi Ele mesmo quem criou!

Legal demais pensar assim, né?

Só pra finalizar,num dia que estava discutindo sobre terapia com um amigo meu, estávamos refletindo sobre a nossa preocupação em "curar" as pessoas a todo custo e nos culparmos se o processo das pessoas não vai pra frente... mas ele me disse assim: Deus não impede ninguém de suicidar, impede? Porque nós, psicólogos temos a pretensão de fazer isso?

Essa palavra é dura, pois crescemos com essa idéia de que podemos mudar o mundo todo e as pessoas... mas não é exatamente assim que as coisas acontecem!

Só Deus consegue nos dar essa liberdade que nos constitui... e, nós, devemos, a cada dia, nos esforçarmos a tentar sermos mais parecidos com Ele... e, daí seremos mais humanos... como diz outro amigo meu: "Quanto mais humanos somos, mais divinos seremos!"...

Grande abraço!

Um comentário:

  1. Olá Marcinha!
    Nossa, gostei de mais desse post!Fiquei viajando aqui no que você disse. Me marcou muito a frase: "A questão é, dar a glória a Ele pelo o que nós fazemos e conquistamos!". Faz todo sentido e realmente, é abrir mão da nossa glória, pra que Ele seja glorificado. O interessante é que mesmo sabendo disso, insistimos muitas vezes em querer a glória para nós mesmos!
    Viajei também na questão da autonomia, penso nisso constantemente pois é uma linha muito tênue esse bendito "livre arbítrio". Apesar de achar formidável que Deus nos permita fazer escolhas e não nos imponha nada, acho a possibilidade de fazer essa escolhas muito perigosa, pois muitas vezes pensamos em nós e escolhemos a coisa errada, enquanto deveríamos pensar o que Ele espera e quer pra nós.
    Vou parando por aqui, me empolguei... rsrsrsrs
    Beijoca

    ResponderExcluir